Origem e Evolução

5.000 aC. - China

O pesquisador chinês Liu Bingguo garante que neste país já se praticava um jogo parecido com o Futebol, conhecido como TSU CHU. Por volta de 2.500 a.C, o imperador Yang Tsé, considerado o tataravô do Futebol desenvolveu um jogo para treinamento militar. A bola era feita com couro cru recheada de cabelo e crina, com 22 cm de diâmetro. Não podiam deixar a bola tocar o solo e tinham que passá-la por entre duas estacas fincadas no chão e ligadas por um fio de seda.

4.500 aC. - Japão

Os nobres exibiam as habilidades chutando uma bola feita de fibras de bambu. Conhecido como KEMARI, ao redor do espaço de jogo, escravos pegavam a bola que saísse dos limites do campo, para então devolvê-la.

800 aC. - Grécia

Na cidade de Esparta, praticava-se o EPYSKIROS, com equipes de 15 jogadores que chutavam uma bola de bexiga de boi recheada com areia e ar, sendo necessária mais força do que habilidade. Era praticado durante o treinamento dos militares.

100 aC. - Roma (Itália)

Os romanos começam a dominar o mundo e a praticar o HARPASTUM, semelhante ao EPYSKIROS dos gregos, porém com regras mais rígidas, tanto para as disputas quanto ao posicionamento dos jogadores no campo. Os times possuíam linha de defesa e de ataque, tendo como objetivo, atravessar as linhas inimigas com a bola, chamada de "follis", era feita de bexiga de boi coberta por uma capa de couro, que deveria ser passada de pé em pé. O campo era retangular, com uma linha divisória e duas linhas de meta. Os jogadores mais lentos jogavam na linha de meta, os meio-campistas (medicurrens), eram encarregados de passar a bola da defesa para o ataque. Os mais fortes e ágeis jogavam no ataque. O jogo tinha como função, cuidar do físico dos soldados.

50 aC. - Normandia (França)

Nesta região, hoje pertencente à França, ganhou respeito ao ser levado para os jardins aristocráticos e ser praticado pela realeza. Conhecido como SOULE ou CHOULE, acredita-se que tenha sido introduzido neste local através de Júlio Cesar e suas trocas romanas.

1175 - Inglaterra

Num livro desta época, cita-se um jogo praticado quando habitantes de várias cidades inglesas saíam às ruas para chutar uma bola de couro, comemorando a expulsão dos soldados dinamarqueses. A bola representava a cabeça de um oficial do exército invasor.

1314 - Inglaterra

O rei Eduardo II proibiu o jogo, que se popularizava rapidamente, temendo que os jovens da época desviassem a atenção da prática do arco-e-flecha, considerada mais útil em tempos de guerra. O jogo, classificado como violento, tinha um número ilimitado de jogadores que disputavam a bola onde ela fosse usando meios desleais como socos, pontapés e até pauladas. O objetivo era levá-la até um dos portões da cidade - gols. (MASS FOOTBALL)

1529 - Itália

A manifestação futebolística mais semelhante à que temos atualmente surgiu na cidade italiana de Florença, onde duas facções políticas rivais resolveram acertar suas diferenças em um jogo com bola, CALCIO FIORENTINO. Tendo 27 jogadores de cada lado, uma equipe uniformizada de verde e outra de branco, enfrentaram-se violentamente durante horas tentando levar a bola para além dos portões da cidade (objetivo). 
A partir de 1.580 o giuoco di calcio recebeu suas primeiras regras normativas, sendo arbitrado por dez juízes tentando impedir os empurrões e pontapés. Dos 27 jogadores da equipe, 15 eram atacantes (innanzik), 5 defensores avançados (sconciatori), 4 numa terceira linha (datori innanzi) e mais 3 defensores de meta (datori in dietro), deveriam levar a bola para dentro de uma barraca armada no fundo de cada campo.

1681 - Inglaterra

No século XVII, reis ingleses permitiram a volta da prática do Futebol, através do retorno à Inglaterra de refugiados ingleses que viviam na Itália sendo contaminados pelo Cálcio. Era mais regulamentado e foi disputado um jogo entre os servos do Rei Carlos II e os do Conde D'Albemarie, começando a nascer o Futebol dos anos modernos.

1710 - Com a proibição de formas violentas do Futebol a partir de 1700, escolas inglesas como a Covent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotá-lo como atividade física. Como nos colégios jogavam-se diferentes tipos de Futebol, havia um problema principal, a uniformalização das regras.

Colégio Harrow - "Defensor" do jogo com os pés (base do Futebol moderno).

1848 - Universidade de Trinity, Cambridge - Conferência reunindo diretores da maioria dos colégios da cidade para proibir o uso das mãos e braços no jogo.

1857 - Fundado na Inglaterra em 24 de Outubro, o Sheffield F.C, clube de Futebol mais antigo do mundo.

1863 - Londres, Taverna Freemason's. Representantes de onze clubes e escolas instituíram as bases para as regras que regem o esporte até hoje. As principais alterações foram a eliminação da violência contra o adversário e a proibição do "hacking". Foram produzidos livros e cartilhas para difundir as regras básicas oficiais da época, sendo distribuídos em clubes, escolas, livrarias e bancas de jornal.

1871 - Copa da Inglaterra, o primeiro campeonato de Futebol.

1872 - Primeira partida internacional da história: Escócia 0 x 0 Inglaterra.

21/05/1904 - Paris, Fundação da FIFA (Fédération Internationale de Football Association). Países fundadores: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no Futsal.