Estágios de aprendizagem no Futebol

ESTÁGIO DE INICIANTES - (nível I - 6/10 e nível II - 10/12 anos)
Esse estágio representa a base de todo o processo de formação de um jogador de Futebol. 
Para o seu completo sucesso, o ideal é que seja desenvolvido sob os cuidados de um profissional qualificado para as necessidades inerentes desta faixa etária. Não apenas possuir experiência como jogador de futebol, mas especialmente estar preparado para trabalhar com crianças, que estão em importante fase de crescimento e necessitam não apenas do futebol, como também de vários outros componentes que integram a sua formação. É essencial o conhecimento de uma metodologia apropriada para ensinar a técnica, que é o componente mais importante para uma aprendizagem eficiente, buscando eliminar os vícios maléficos que normalmente são adquiridos nesta fase de formação, o que leva muitos talentos a se perderem no caminho de todo o processo.

Nível I - Treinamento básico para crianças de 6 a 10 anos de idade

Constitui a fase de aprendizagem e desenvolvimento do futebol, sendo mais ou menos igual para ambos os sexos, embora individualmente as crianças se diferem muito com relação ao modelo de crescimento e desenvolvimento físico. Apresentam características típicas como alto espírito de competitividade, pronunciada satisfação pelos movimentos, pouco desenvolvimento muscular, baixo poder de concentração e alto nível de sensibilidade.
Objetivos:
  • Aprendizagem dos fundamentos técnicos básicos: Conduzir, driblar, fintar, dominar, controlar, passar e chutar a bola.
  • Aprender a ideia básica do jogo: Marcar e não tomar gols.
  • Proporcionar todo tipo de experiência atlética, especialmente coordenação básica e condicionamento físico. 

Nível II - Treinamento intermediário para crianças de 10 a 12 anos de idade

Com o conhecimento da técnica, agora o jogo 4x4 se torna um importante meio para se colocar em prática o que foi aprendido. Nessa forma de jogo são exigidos todos os fundamentos técnicos e elementos táticos que ocorrem no jogo de adultos e podem ser treinados intensivamente, ocorrendo deliberadamente a construção de jogadas, criação de oportunidades de marcação de gols e situações para solidificar o posicionamento defensivo, o que torna este jogo uma atividade, além de útil, bastante atrativa para a criança.
No aspecto físico deve-se buscar a melhorar da agilidade, destreza, resistência, velocidade e força, mas não com exercícios específicos e sim com jogos que contenham os elementos para essa finalidade, com as variadas formas de jogos e corridas e saltos.
A tarefa do treinamento infantil deverá no início ser voltada para a criação de um nível de resistência aeróbia. É preciso que a criança mantenha a alegria de correr longa e lentamente e isso pode ser feito através de jogos com diferentes formas de competição. Podem ser escolhidos exercícios realizados com ou sem bola. Toda a sequência pedagógica usada para os fundamentos técnicos de condução da bola e drible pode ser utilizada para treino da resistência aeróbia nessa faixa etária.
ESTÁGIO DE AVANÇADOS - (12 a 17 anos de idade)
A condição técnica se solidifica através do aperfeiçoamento de todos os fundamentos técnicos, que agora devem ser realizados com velocidade, tomando-se cuidados para que não ocorram perdas na qualidade de sua execução.
No condicionamento tático, o nível da técnica é um pré-requisito para um desempenho efetivo, porque ela pode tanto enriquecer como limitar o repertório tático do jogador e da equipe. No condicionamento para uma partida, os exercícios devem ser praticados de forma mais dinâmica e flexível para que o jogador seja capaz de executar todos os fundamentos com a alta velocidade requerida durante o jogo. No aspecto físico, dar atenção para a coordenação e a capacidade de força. A partir do estágio de avançados, a preparação tática começa a ter atenção especial e seu nível deve ser elevado.
ESTÁGIO DE DOMÍNIO (18 anos em diante)
Este estágio representa o final do processo de desenvolvimento do ensino e domínio do futebol, envolvendo as categorias de juniores dos 18 aos 20 anos, cujo objetivo é a busca do rendimento e profissionais dos 20 anos em diante, coroação de todo o processo, envolvendo o alto rendimento através de aplicação dos princípios do treinamento.
O rendimento e máximo rendimento que aqui se busca, significam a combinação de vários fatores técnicos, táticos, físicos, sociais e psicológicos (motivação, concentração e outros).
É fundamental que seja estabelecido um equilíbrio entre os componentes práticos do rendimento: técnico, tático e físico. Qualquer alteração negativa da performance do jogador em um desses componentes resultará em significativo prejuízo no seu rendimento. Ao atingir esse equilíbrio, o fator psicológico passa a fazer diferença.
A preparação técnica (manutenção) é feita através do método dos exercícios complexos, enquanto que a tática é treinada considerando-se todos os componentes envolvidos na sua preparação e finalmente a preparação física pelo desenvolvimento, aumento e manutenção da performance em todas as capacidades envolvidas na prática do jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no Futsal.