Posições e funções no Futsal.
GOLEIRO - Responsável por orientar a marcação, defender e impedir que a bola ultrapasse totalmente sua própria meta, posicionada sobre a linha de meta, entre os postes (traves) e sob o travessão. Pode usar qualquer parte do corpo em sua área penal e, fora desta, tem a possibilidade de assumir as funções de um jogador de linha, conforme as especificações das regras do jogo. Deverá desenvolver as mesmas qualidades técnicas dos demais jogadores, porque atualmente, sua ação fora da área penal é imprescindível para o sucesso de sua equipe.
FIXO - Exerce função, principalmente defensiva - proteção da meta. Deve saber o momento exato de participar de algumas manobras ofensivas, agindo como organizador. Auxilia na abertura de espaços para os companheiros e aparece como homem surpresa para o arremate ao gol adversário. Este jogador também orienta seus colegas durante a marcação, possuindo bom senso de cobertura. Tem como espaço inicial de jogo, o centro de sua meia quadra defensiva.
ALAS - DIREITO/ESQUERDO: Elo de ligação entre ataque e defesa; responsáveis pela armação/construção das jogadas ofensivas e marcação da equipe adversária. Atuam, na maioria das vezes, pelas laterais da quadra e também executam infiltrações pelo centro, aparecendo constantemente para as finalizações.
PIVÔ - Responsável pela referência na quadra de ataque e distribuição das jogadas. Através de constantes movimentações, abre espaços para a infiltração de seus companheiros no setor ofensivo exercendo também as finalizações. É necessário saber jogar de costas para o gol adversário e participar da marcação - flutuação central.
Comentários
Postar um comentário