Metodologias de ensino e aprendizagem do Futebol.
Método analítico
Aprendizagem simples de cada fundamento técnico básico do futebol de forma separada, utilizando uma sequência pedagógica (exercícios fáceis com aumento gradativo de dificuldade até a execução completa de determinada técnica).
Vantagens:
- Conhecimento e execução de cada fundamento técnico;
- Repetições sem absorver erros;
- Treino motor correto, lateralidade;
- Facilita a correção;
- Permite ensino gradual.
Método global - Método do jogo
Exercícios técnicos e táticos globalizados em situação real de jogo. (várias formas de jogos, com diferentes tipos de estratégias).
Vantagens:
- Adaptação às necessidades da criança, nível de compreensão;
- Aprendizagem da técnica automaticamente;
- Alegria e motivação entre os participantes;
- Integração social pode ser mais rápida;
- Desenvolve o raciocínio tático.
Método dos exercícios complexos
Exercícios técnicos de maior dificuldade e, jogadas combinando vários fundamentos em um único exercício (individual ou em grupo).
Vantagens:
- Aprimoramento dos fundamentos técnicos;
- Eliminação dos movimentos e tensões desnecessárias;
- Trabalho direcionado às funções e posições dos futebolistas;
- Realizados de acordo com estratégias específicas do jogo.
Princípios pedagógicos (Freire e Santana, 2004)
Ensinar o futebol/futsal a todos
- Dar atenção e oportunidades para que se desenvolvam;
- Descartar-se a ideia de que apenas os melhores têm condições de jogar;
- Qualquer criança pode aprender a jogar: um pouco; um pouco mais; o suficiente.
Não basta ensinar, é preciso ensinar bem
- Utilizar métodos adequados (conteúdos e procedimentos);
- Respeitar as características das crianças (dos 5 aos 12):
Intelectual - Até 10 anos, enunciado verbal é difícil para o entendimento. (quanto mais nova a criança, mais necessita da experiência prática).
Sociomoral - Até os 9 anos é egocêntrica, é menor a capacidade de jogar coletivamente. A partir dos 9 anos, fase inicial às trocas sociais, cooperação e autonomia. (processo de socialização; papel decisivo do Professor).
Afetiva - Até os 5 e 6 anos age por interesse e desinteresse (método do Professor). A partir dos 7 e 8 anos aparece a "vontade", que a faz triunfar naquilo que precisa fazer.
Motora - Até 6 e 7 anos construir habilidades básicas; 7 e 8 anos condição de vivenciar as habilidades específicas.
Ensinar mais do que Futebol/Futsal
- Interação social - criança com professor; entre si; e com objeto do conhecimento;
- Professor cria o ambiente (cooperativo x coercitivo).
Ensinar a gostar do Esporte
- Ênfase no comportamento lúdico;
- Brincadeiras (o que mais gostam de fazer com o encontro do desejo de jogar).
METODOLOGIA - PEDAGOGIA NO TREINO
- Centrada na técnica 2. Centrada na tática
Ideia central
1.1 desenvolver a técnica das habilidades (série de tarefas/exercícios);
2.1 Desenvolver raciocínio tático (série de jogos);
2.1 Desenvolver raciocínio tático (série de jogos);
1.2 a competência técnica garante jogar bem;
2.2 Jogar se aprende jogando;
2.2 Jogar se aprende jogando;
1.3 boa técnica, mas incompetente para resolver problemas e se adaptar a situações novas;
2.3 capacidade de resolver problemas e de se adaptar à novidades; técnica aplicada ao jogo;
1.4 função do aluno: Observar e executar (passivo);
2.4 função do aluno: Interpretar e criar (ativo);
2.3 capacidade de resolver problemas e de se adaptar à novidades; técnica aplicada ao jogo;
1.4 função do aluno: Observar e executar (passivo);
2.4 função do aluno: Interpretar e criar (ativo);
1.5 Professor: Instruir e corrigir.
2.5 Professor: Desestabilizar e mediar.
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